Sabia que o Departamento Pessoal e o setor de Recursos Humanos têm funções diferentes em uma empresa?
Mas, “peraí”!
Nos dois setores se trabalha com a gestão de pessoas, não é?
Sim! Por isso, vamos ver as funções dos dois de uma forma bem simplificada para que você não confunda mais.
Olha só! O DP cuida da parte burocrática das pessoas que compõem a empresa para que o RH funcione da melhor maneira. Por isso, as pessoas responsáveis por esse setor devem se atualizar constantemente sobre as Leis Trabalhistas. Já o RH cuida das pessoas que compõem essa empresa e deve encontrar maneiras de motivá-las, melhorando o desempenho e possibilitando o bem-estar de todos.
Vamos ver as funções de cada um de uma forma mais específica?
Departamento Pessoal
- Cuida da parte burocrática da contratação;
- Encaminha os colaboradores para exames;
- Deve fazer a integração dos colaboradores;
- Organiza os dados de cada funcionário;
- Controla a frequência dos colaboradores;
- Elabora a folha de pagamento e outras questões financeiras como impostos, contribuições e benefícios;
- Faz a gestão de benefícios que são fornecidos aos colaboradores: vale-transporte, e refeição, cestas básicas, planos de saúde;
- Além de efetivar os colaboradores, o DP também é responsável por todo o processo de rescisão de contratos.
Recursos Humanos
- Divulga as vagas disponíveis na empresa;
- Analisa currículos;
- Realiza o recrutamento e a seleção dos colaboradores;
- Agenda entrevistas;
- Promove dinâmicas e testes para buscar os melhores colaboradores;
- Propõe ações para integração e adaptação dos colaboradores;
- Organiza cursos, treinamentos e o plano de carreira dos funcionários;
- Define cargos e salários, estabelecendo funções e responsabilidades de cada cargo para alinhar expectativas e evitar processos;
- Avalia o desempenho dos colaboradores;
- Retém talentos, contratando bons profissionais e trabalhando para mantê-los o maior tempo possível na empresa.
Gostou de saber? Notou como os dois setores são diferentes e de extrema importância para o desenvolvimento da empresa?
E um depende do bom funcionamento do outro. Agora você não pode mais dizer que não sabe como dividir as funções de cada um. Lembrando que, juntos, os dois setores têm tudo para garantir o bom desenvolvimento da empresa, a produtividade e a satisfação dos colaboradores.