Vamos falar daquilo que praticamente todo colaborador espera vivenciar numa empresa?
O crescimento profissional através do plano de carreira.
Permitir que os colaboradores alcancem lugares mais altos na hierarquia de uma empresa pode ajudar na retenção de talentos. Afinal, quem é que não se sente mais feliz quando vê que está decolando na vida profissional, não é?
O plano de carreira é, basicamente, um caminho que o colaborador pode percorrer num local de trabalho. E isso está diretamente relacionado com as competências, expectativas e objetivos dos colaboradores e da empresa.
Não há apenas uma forma de elaborar um plano de carreira. Afinal, uma empresa possui diferentes setores, as pessoas que trabalham nesse ambiente são diferentes, suas potencialidades divergem e as necessidades da empresa vão mudando ao decorrer do tempo.
Não é exatamente um cargo de liderança. Mas é quando o funcionário chega a um estágio de crescimento intelectual que precisa ser reconhecido. E aí ele pode escolher entre dois caminhos: se tornar especialista ou gestor. Essa pessoa precisa ser revolucionária dentro da empresa para auxiliar a todos os colaboradores utilizando a sua extensa bagagem de conhecimento. Muito comum em setores de tecnologia, engenharia, indústria farmacêutica ou de alimentos.
Aqui também temos a possibilidade de dois caminhos, com um “algo a mais”. O colaborador não se torna exatamente um líder, porém, fica responsável por acompanhar os demais funcionários num projeto específico. Além do suporte que dá a esses funcionários, ele deve dar feedbacks aos demais líderes.
Esse plano exige, além do crescimento de um cargo, mais funcionários. E para o crescimento do colaborador, ele passa por uma formação de líderes. Para se chegar a um cargo de líder numa empresa consolidada leva alguns anos. Esse plano de carreira precisa ser muito bem elaborado, apresentando possibilidades de crescimento para os profissionais e eles mesmos constroem a sua carreira.
Se você é líder de uma empresa, lembre-se: em qualquer um dos planos, é preciso engajar os colaboradores.