Um dos pontos que um bom líder deve desenvolver é a escuta. Todos nós queremos ser ouvidos em qualquer relação interpessoal que mantemos, não é mesmo? E dentro de uma empresa, com os colaboradores não é diferente. Eles precisam ser ouvidos e isso, sem dúvidas, melhora o desempenho da equipe e da empresa como um todo.
Além das reuniões coletivas serem de extrema importância para o bom andamento dos trabalhos de uma instituição, fornecer aos liderados um momento particular com seu líder, traz mais sucesso na gestão.
As reuniões One on One são exatamente isso: parar para ouvir os anseios, dúvidas, ideias e os problemas de cada colaborador individualmente. Isso mesmo: um por um.
Tem líder que deve estar se perguntando: Ah, mas quanto tempo vou levar fazendo isso? Quantas outras tarefas poderia desenvolver nesse período, sendo que com uma reunião coletiva eu resolveria tudo de uma vez?
Pense em quantas pessoas têm ideias incríveis, porém, se sentem retraídas em expô-las frente a muitas pessoas. Ou quantos problemas podem haver entre os colaboradores que um ou outro não gostariam de apresentar no grande grupo? São “n” possibilidades a serem avaliadas que, com certeza, farão bons líderes se adaptarem ao estilo One on One de reuniões.
Então, aí vão algumas dicas para você se organizar e começar a praticar:
- Analise a necessidade das reuniões particulares e estabeleça uma frequência. Não precisa ser toda semana, e elas também não precisam ser realizadas todas no mesmo dia;
- Para facilitar e agilizar a conversa, você já pode ir para a reunião com uma pauta pronta;
- Como é uma reunião particular, o líder pode ser bem objetivo e direto. E essas conversas devem ser rápidas;
- O último ponto e talvez o mais importante: lembre de ouvir o colaborador. Você deve dar feedbacks também, é claro, mas queria saber sobre as facilidades e dificuldades da pessoa com a qual está conversando também.
Depois que você, como líder, se adaptar com as reuniões One on One, verá como o trabalho dentro da empresa fluirá de um jeito melhor. Afinal de contas, você conhecerá melhor cada colaborador e poderá utilizar diferentes ferramentas e habilidades para aprimorar os processos da empresa.